Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page




ONLINE
4





Partilhe esta Página




PADRE JOÃO MENDES DE ANDRADE
PADRE JOÃO MENDES DE ANDRADE


PADRE JOÃO MENDES DE ANDRADE

Texto lido na entrega da Comenda Ordem do Mérito do Legislativo, em homenagem aos filhos e pessoas importantes para a história, construção e desenvolvimento do Município de São João do Jaguaribe, na Sessão Solene em homenagem aos cinqüenta anos de Emancipação Política deste Município, em 1º de junho de 2008:

      Nasceu em 07 de outubro de 1930, na cidade de Russas-Ce. Filho de Antônio Nogueira de Andrade e Hermínia Mendes, ambos falecidos.

      Veio de uma família simples, cheia de fé cristã e formada pelos irmãos: Joaquim, Antônio, Afonso, Pedro e José.

      Cursou o primário na sua terra natal e o Ensino Médio em Limoeiro do Norte e em Fortaleza.

      Foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1958, com 28 anos de idade na cidade de Limoeiro do Norte, no Seminário Cura D’ars.

       Deus destinou a este homem um currículo ímpar que todo ser humano, ambicionaria ter. fez vários cursos de graduação, cursos de extensão e pós-graduação, mas a sua área privilegiada era História, e por conseqüência, foi um grande historiador da época.

      O seu rebento para esse mundo foi uma benção, pois nasceu para servir e doar-se ao outro, é tanto, que o seu verdadeiro ofício foi o sacerdócio.

      Em seu currículo, encontra-se uma fonte rica, a qual lhe deu uma vasta visão para eternizar os seus passos, os seus feitos, as suas ações.

      Em janeiro de 1960, Padre João Mendes de Andrade se tornou o primeiro Vigário da Paróquia do Município de São João do Jaguaribe e continuou a frente da Paróquia até o ano de 1969.

     Quando chegou a este Município, deparou-se com o arrombamento do Açude Orós. Em virtude do acontecido, participou e colaborou da reestruturação, pois esta terra ficou bastante arrasada com inundação. Neste mesmo período, o Padre João Mendes enviou ao Senado Federal, um documento que relatava a situação econômica e social das vítimas do arrombamento do Açude.

      A sua contribuição para a história do nosso município foi bem mais além deste fato e teve um significado ímpar para todos nós.

      Dentre os seus inúmeros feitos, podemos citar:

·        Organizou um curso de Admissão preparando os alunos para a fundação de um Curso Ginasial em 1964;

·        Fundador e 1º Presidente da Cooperativa Agrícola Mista LTDA em 1965;

·        Fundou o Ginásio São João Batista e foi professor de Matemática, Inglês, História e 1ºDiretor em 1966;

·        Construiu o prédio onde funcionou o referido Ginásio em 1966;

·        Assessorou a Prefeitura Municipal de São João do Jaguaribe, cargo exercido a título de colaborar com a Comunidade Municipal de 1960 a 1969;

·        Conseguiu recursos para fazer o saneamento básico da cidade, em 1966;

·        Fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Jaguaribe, bem como de outros 12 municípios em 1966;

·        Conseguiu recursos para fazer a ligação da cidade de São João do Jaguaribe a BR-116 em 1967;

·        Fundador e 1º Presidente da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância;

·        Construiu com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Jaguaribe e doação da MISEREOR-Alemanha, 50% do prédio do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima de 1968 a 1969;

·        Fundou a Escola Normal de São João do Jaguaribe em 1968;

·        Recebeu o título de Cidadão de São João do Jaguaribe em 1968;

·        Orientou os agrupamentos de pequenos agricultores para produzirem em base de cooperação de 1960 a 1969;

·        Estimulou a Indústria 1964 a 1969;

·        Estimulou os agricultores de São João do Jaguaribe no cultivo do arroz, sua atuação foi ponto decisivo no desenvolvimento social e educacional;

      O Padre João Mendes paroquiou o Município de São João do Jaguaribe durante 09 anos, transferindo-se para a cidade de Fortaleza.

      Em suas atividades como Coordenador do serviço de Sindicalização Rural da Diocese, fez diversas ações, fundando Sindicatos Rurais no Vale do Jaguaribe, movimentos comunitários, Associações Culturais, Cursos de Capacitações, conferências e outros que vieram a contribuir para beneficiar as pessoas do Ceará. Neste momento de sua vida, como Coordenador do Serviço de Sindicalização Rural da Diocese, teve a companhia incansável de sua assessora e futura esposa Rosa Silvério Porto de Andrade.

    

Em 1970 solicitou de Roma a dispensa dos votos religiosos, pois desejava casar-se no civil. O casamento aconteceu em 24 de abril do mesmo ano em Fortaleza com a Professora Rosa Silvério Porto de Andrade, a qual foi a grande parceira nas suas atuações sociais e educacionais.

      O Padre João Mendes foi professor da UFC e UECE, nas quais desenvolveu um grandioso trabalho pelo desenvolvimento da educação universitária no nosso estado e no Brasil. Também foi imprescindível a sua participação para o desenvolvimento da educação do Município de Fortaleza e do estado do Ceará (Fundamental e Médio). Esta sua presença e trabalho foram reconhecidos no Governo Municipal de Antônio Elbano Cambraia com a fundação por este prefeito a pedido do Secretário de Educação do Município da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO MENDES DE ANDRADE, em 22 de novembro 1994 na Rua B, s/n – Conjunto Palmares I – Granja Lisboa, na cidade de Fortaleza-Ce.

      Desse casal que dedicou suas vidas ao bem estar social, surgiu um sucessor: José Carlos Porto de Andrade. O filho que veio dar continuidade a esta grandiosa história. Diga-se continuidade, porque o Pe. João Mendes de Andrade na sua busca incansável, não teve tempo para si, e quando se deu por conta, já tinha contribuído o suficiente para o plano terrestre e Deus achou que este grande Padre, Professor e Historiador, precisaria de um repouso eterno.

      Em 21 de abril de 1990 dia do mártin da Independência, Padre João Mendes de Andrade partiu para o plano espiritual, deixando eternas saudades e realizações invejáveis de um ser humano que soube fazer da vida um exemplo de amor, fé, doação, trabalho e compreensão.

      Por todo este heroísmo, convidamos a Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de São João do Jaguaribe Maria Izaulina Chaves Lima, para fazer a entrega da Medalha Ordem do Mérito do Legislativo a Sra. Rosa Silvério Porto de Andrade, viúva do nosso saudoso in memoriam.

      Este texto é apenas um resumo de uma vida de fé, dedicada ao amor, ao trabalho, à família e aos amigos de um grande e inesquecível homem e cristão. Muitos outros trabalhos e projetos foram desenvolvidos pelo Padre João Mendes de Andrade.

 

Rosa Silvério Porto de Andrade – Esposa.

José Carlos Porto Silvério de Andrade – Filho