Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página




MILINGO e MOON–Interferências com o MFPC-HISTÓRIA
MILINGO e MOON–Interferências com o MFPC-HISTÓRIA


(resumo de fatos, notícias e reflexões sujeito a retificações..., já que a história e a pesquisa histórica são dinâmicas e sempre sujeitas a novas descobertas de fontes -heurística- e a novos modos de as interpretar -hermenêutica-)- João Tavares

Alguém me perguntou, estranhando, sobre um Encontro Internacional de Padres casado em Roma m 2007.

RESPONDI:

Esse Encontro tem de ser olhado com lupa, atentando para pequenos pormenores esclarecedores para quem vem acompanhando a vida do MFPC e as várias tentativas de grupos "parecidos", com muita vontade de entrarem no nosso MFPC.

  1. Encontro Mundial      de "Padres Casados Já" = grupo que o Milingo fundou nos      USA, onde ordenou 4 bispos. Tentou trazer para o Brasil, onde sabia da      existência de um grupo de Padres casados bem organizado.
  2. Financiou, com o      dinheiro de Moon, o Encontro de Atibaia - SP, convidando o MFPF.      Participou Palumbo e vários de Brasília. Eles questionaram Milingo pela      sua aproximação exagerada com o Rev. Moon, riquíssimo coreano,      recém-falecido, que fundou a Igreja da Unificação. Milingo casou com      Maria, escolhida para ele por Moon, no rito da Igreja da Unificação.      Fala-se que ambos comungaram o sangue de Moon na cerimônia. Também não      caiu bem aos colegas do MFPC que participaram, a marcação cerrada do pessoal      do Moon em relação ao Milingo e o proselitismo aberto deles em relação à      religião do Moon.
  3. Sabem quem, no Brasil.      coordena esse grupo? "edson luiz campos      da silva e cláudia cristina campos da silva
        
    casal coordenação Padres Casados Já Brasil". (cf. no fim      da mensagem deles abaixo).
  4. Milingo, através      do bispo Edson Luiz, então poderoso na ICAB, ex-capuchinho e que      participou dos nossos Encontros de Salvador e acho que de Recife e, em      Salvador me ofereceu o Episcopado, tentou se aproximar do MFPC. Antes      desse Encontro na Itália em 2007, já tinha havido outro Encontro nos USA      para que o MFPC também foi convidado, com tudo pago lá, menos a passagem,      como também aconteceu em Atibaia. Pago por quem? Por Moon que, por seus      asseclas, muito corteses e muito bem vestidos, cuidava de tudo, guiava e      acompanhava cerradamente qualquer passo de Milingo e aproveitava, em      qualquer reunião, para fazer proselitismo para as maravilhas da Igreja da      Unificação.
  5. Moon, que deve      ter visto em nós do MFPC algo de poderoso e significativo para seus planos      de expansão da Igreja da Unificação, cooptou Milingo que precisava de      patrocinador para suas muitas viagens internacionais e que, ao que parece,      se vendeu a Moon, mesmo que aparentemente tenha continuado com sua fé católica.
  6. Vocês devem      saber que, após o casamento dele na Igreja do Moon, Milingo foi      excomungado. Ganhou uma espécie de indenização de cerca de um milhão de      dólares do Vaticano, mas perdeu a aposentadoria que o Vaticano lhe dava      como Arcebispo aposentado. Cavaleiro andante e com a ideia fixa de ser o      Patriarca mundial dos Padres casados, precisa muito de dinheiro para suas      viagens e projetos.
  7. No Brasil,      Milingo também fez um Encontro em Brasília com o MFPC de lá. Nessa altura,      e isso foi antes do Encontro de Recife em 2008, ele casou no religioso o      José Moura e a Sebastina, já grávida de Luara, que nasceu em 2007 e, os      três, estiveram no Encontro de Recife. E ordenou bispo uma pessoa      importante do mundo empresarial de Brasília que, segundo José Vicente      Andrade, fonte de muitas destas informações, pagou para ser ordenado, o      que configura simonia. Tenho foto dessa ordenação, feita em segredo em      Brasília, mas em muito baixa resolução.
  8. Nesse biênio      entre 2006-2008 também entrou em cena o Ir. Alberto, de Belém que queria      porque queria se juntar conosco, se dizendo apoiado pelo Arcebispo de      Belém (mentira que desmascarei no nosso e-grupo) e trazer Milingo para      ordenar um Padre Casado como bispo do MFPC. Houve forte discussão nacional      no MFPC, houve gente em Brasília e S. Paulo que tremeu nas bases e queria      ser ordenado bispo. Aristides, de S. Paulo, chegou a consultar o MFPC, por      e-mail, sobre a ideia de ele ser ordenado por Milingo como arcebispo de S.      Paulo, não sei bem de qual "igreja" ou grupo. Consta que também      em Brasília, gente do MFPC, desejou receber o Episcopado das mãos de      Milingo. Não sei quem.
  9. Lembram da      Paróquia do MFPC anunciada por Ponciano e mais 4 ou 5 de Brasília, acho      que antes do Encontro de Recife, ideia que depois não prosperou? Saiu uma      circular que difundi pelo e-grupo, deles, sobre essa Paróquia      não-territorial do MFPC de Brasília, assinada por 5 ou 6: basta procurar.      Estou a me perguntar se o MFPC de Brasília também chegou a cogitar de uma      diocese ou Prelazia pessoal com um bispo para os Padres casados, com      existem várias criadas pelo Vaticano. Só que essa seria independente...Mas      isto é só minha suposição.
  10. Voltando ao Ir.      Alberto, tive de lhe dar um forte chega pra-lá e lhe dizer firmemente para      nos deixar em paz, pois não tínhamos nada em comum. E que a discussão de      um eventual bispo para os Padres casados era uma questão exclusivamente      nossa, interna ao MFPC. Houve a discussão nacional entre 2006 e 2008, mas      a imensa maioria foi contra a ideia. Um dos grandes defensores foi Paulo      Lúcio, de Vitória, que publicou no Site do Palumbo, um longo artigo sobre      o assunto.
  11. Entrementes, o      grupo do Ir. Alberto, da Igreja católica carismática de Belém, sabe de Dom      Milingo e da sua não aceitação pelo MFPC. Tenta então dar o bote e cooptar      D. Milingo para o grupo dele, para que reordene os diáconos, padres e      bispos deles e, assim, garanta a sucessão apostólica que José Vicente,      consultado por eles, tinha posto em dúvida, em relação aos padres e bispos      deles.
  12. Milingo, com      dificuldades para renovar o Visto de estrangeiro no Brasil, se aproximou      um pouco deles para receber a prometida ajuda nesse seu pleito pelo Visto,      mas, por firme e sua interferência de José Vicente Andrade, a quem Milingo      consultava muito e com quem por anos trocou e-mails que também chegavam      até mim, não aceitou ordenar ninguém em Belém, por, disse ele, não confiar      nos critérios de formação e escolha dos candidatos. Após a morte de José      Vicente, sem um bom interlocutor à altura, para o orientar bem nos      meandros do Brasil, ele caiu na lábia do Ir. Alberto e, em setembro de      2010, ordenou 4 ou 5 bispos da Igreja Católica Carismática do Ir. Alberto.
  13. Concluindo,      então, esse Encontro em Roma m 2007, foi um Encontro Mundial do grupo Padres      casados Já, fundado por Milingo nos Usa; não dos grupos      tradicionais dos padres casados de que nós fazemos parte. Lembram que, no      ano passado, eu reclamei que alguém estava usando indevidamente a      denominação Padres casados? E da resposta dura que eu, no Site, dei ao      bispo do Ir. Alberto que queria participar do XIX Encontro? E da      intervenção de um certo Rev. Christian Lepelletier, chrislepel@gmail.com,      figura importante de D. Milingo a da Igreja de Moon no Brasil, francês,      bem relacionado e acho que mentor dos imensos interesse do Moon no Brasil      e arredores, numa delicada área de fronteira como o estranhíssimo Projeto      Salobra, no Pantanal?

Christian Lepelletier "Nascido na França, residindo no Brasil desde 1998, gosta de estudar a teologia, interpretar as Escrituras, buscar os valores comuns entre as denominações" - diz ele no seu blog (clica e vê)

14. OUTRO ASSUNTO, suscitado pelo Presidente José Edson: "INTERESSA MUITO SABER ONDE ACONTECERÁ OUTRO ENCONTRO INTERNACIONAL".

Encontros internacionais dos Padres casados, tivemos um em Brasília, na década de 90. Sei que dele participou o Julio Pinillos, papa dos Padres casados na Espanha. Eu estava na Europa e não participei.

E não sei se o de Curitiba, também foi internacional.

Aconselhei Palumbo a convidar gente dos países vizinhos para o XVIII em Brodósqui, mas não estava nos planos dele.

Houve dois internacionais na Espanha e em Ariccia, na Itália. Participou, se não erro, Jorge Ponciano.

Houve outro internacional no Peru, mas parece que só a nível latino-americano) em 2000 ou 2001, de que Jorge, então delegado internacional, também participou. Para saber de todos os Encontros Internacionais, só falando com Ponciano ou com Clélia. Armando também participou de um das lideranças latino-americanas em Buenos Aires, antes do nosso em casa de Clélia, em setembro de 2011.

Será que este apanhado vos vai servir?

Pelo menos arquivem para a História. Acho que Edson poderia constituir um Grupo de Trabalho, talvez ligado à Secretaria, para coletar todos os dados históricos do MFPC, antes que desapareçam. Já há tempos escrevi sobre o assunto e dei pistas concretas...

Também, em várias conversas no MSN com vocês dois, já vos disse muitas coisas da nossa história como eu a vivi e ouvi contar.

João Tavares


----- Original Message -----

From: João Tavares

To: Assunção Raynaud

Sent: Saturday, September 29, 2012 6:29 PM

Subject: Re: informação

 

Assunção,

Como és uma mulher inteligente, aberta e viajada, vou te fazer partícipe de uma conversa reservada entre as "altas esferas" do MFPC, um grupinho bem pequeno onde, em primeira mão, de discutem problemas mais complexos que precisam de uma análise mais acurada e de conhecimento da História do MFPC.

Peço-te que não espalhes, pois se trata de análise não-definitiva minha que pode não estar completa e/ou equivocada.

Isso faz parte de um Projeto de irmos levantando dados para uma História do MFPC. Tu mesma, com outros de Brasília, poderias colaborar nessa Empreitada importante, antes que nossa História se perca ou se esfume...

Mas podes partilhar com o casal Luís/Irene, com quem também partilho fraternamente muitas coisas.

Já agora, peço-te um favor: consegue-me e envia-me por e-mail uma foto do João Basílio Schmitt para o Site e o Jornal. Na edição 227 saiu foto errada dele...

Abraço

João Tavares


Edson e João, acho excelente a sugestão de que a Secretaria organize um dossiê para compilar todos os dados históricos relativos ao MFPC.

Trabalho importante delegável ao Carlos secretario.

Dei uma corrigida ao texto excelente de João, e sugiro que Edson já o guarde – através de Carlos – dando, assim, início ao HISTÓRICO DO MFPC.

Irene Cacais


----- Original Message -----

From:Assunção Raynaud

To: João Tavares

Sent: Saturday, September 29, 2012 8:31 AM

Subject: informação

 

Tavares:

Vc sabe como funciona essa Igreja dos Padres casados que tem o Milingo como orientador?????????
Recebi essa semana um convite para uma reunião porem fiquei sem saber pois conversei com o Luiz
e ele disse que é um ramo do Rev. Moon.

Há tanta coisa por trás dessas Igrejas e agora o bom pedaço são os Padres casados...

Parabens pelo Jornal RUMOS.

Grata Assunção